Qualificação do Terapeuta

QUALIFICAÇÃO DO TERAPEUTA:

A formação e qualificação do Terapeuta Body Talk são realizadas de forma bem criteriosa e profissional. Todos os cursos são realizados no Brasil por Instrutores que são também Terapeutas Certificados de Body Talk, que periodicamente vêm dos Estados Unidos, para dar esses cursos teóricos práticos. Cada curso é realizado durante três dias em fins de semana, das 9 às 18 horas e são traduzidos por Terapeutas Body Talk Certificados. Atualmente o Brasil já conta com Instrutor brasileiro credenciado pela IBA – Associação Internacional de Body Talk para ministrar os cursos básicos iniciais e o avançado de Consciência.

Para quem está direcionado:

O Sistema Body Talk possui muitos cursos em sua grade curricular e qualquer pessoa pode se habilitar a realizá-los, pois não há nenhum pré-requisito. No Canadá e na Alemanha existe um projeto para que o Body Talk se transforme em Curso de Graduação em nível universitário.

Para aqueles que desejam ter um primeiro contato com a Terapia Body Talk para depois se decidir efetivamente pela profissão, sugere-se que façam o Curso Access (Acesso). Esse curso, que ocorre em um único dia em fim de semana, é dado por brasileiro Terapeuta Certificado e credenciado como Instrutor. Essa é uma opção interessante mesmo para aqueles que não estejam pensando em seguir a carreira de Terapeuta Body Talk, pois são ensinadas cinco técnicas básicas do Sistema Body Talk para que a própria pessoa possa aplicar em si mesma, em familiares, em amigos para a manutenção da saúde e também em caso de primeiros socorros, enquanto aguarda atendimento médico.  São técnicas simples, que após memorizadas, necessitarão apenas de 10 minutos por dia para aplicação.

Cursos Básicos:

Para os que desejam seguir a profissão, inicialmente deverão fazer os dois cursos básicos: Módulos I e II, que são ministrados em dois fins de semana consecutivos por Instrutor Credenciado da IBA, e traduzidos por Terapeuta Certificada, ou em 4 dias seguidos por Instrutores credenciados pela IBA, mas brasileiro.  Esses cursos teóricos possuem procedimentos práticos específicos que viabilizam de forma bem criteriosa a ação do Terapeuta já em sua prática inicial. Normalmente esses cursos contam com a presença de outros Terapeutas que já atuam e que auxiliam como monitores. São esses dois cursos que criam e dão a sustentabilidade para que o iniciante possa, através da prática com familiares, amigos e no voluntariado, assimilar efetivamente as técnicas aprendidas, como também, estudar e se aprofundar nos conceitos que sustentam a sua prática. Após o curso é interessante que se participe de grupo de estudos para tirar dúvidas com Terapeuta Certificado. É importante frisar que como é um trabalho energético, os praticantes iniciantes já são capazes de estabelecer conexão energética com o cliente para identificar os vínculos corporais necessários para uma boa saúde.

Os cursos básicos são imprescindíveis por trazerem a essência do Body Talk e por darem a sustentabilidade aos cursos e procedimentos avançados. Após a realização dos dois cursos iniciais, o praticante iniciante deverá se inscrever como sócio da IBA para habilitar-se ao Curso Avançado Prático dos Módulos I e II, atualmente denominados de Fundamentos Básicos, nos quais terá a oportunidade de aprofundar e esclarecer aqueles pontos que ainda estão nebulosos em sua prática como iniciante.

Certificação:

Outra opção é refazer os Módulos I e II como monitor dos alunos novos. Durante a realização de uma dessas duas opções de cursos, poderá candidatar-se à prova de Certificação ou, poderá fazê-la em qualquer época que desejar. Essa certificação compreende uma prova escrita e outra prova prática/oral. Alcançando aprovação, o praticante iniciante Body Talk deverá trocar sua condição de contribuinte da IBA e, assim, ele será credenciado pela Associação Internacional de Body Talk – IBA recebendo Certified Body Tallk Practitioner para exercer profissionalmente seu trabalho terapêutico, adotando então a designação de Terapeuta Body Talk CBP. Os Terapeutas Body Talk Certificados têm suas fotos, seus nomes e currículos publicados em página específica (practitioners) do site internacional www.bodytalksystem.com.

Módulos Avançados:

Atualmente os cursos avançados disponíveis são os Módulos 3 (Princípios da Consciência), 4/7 (Biodinâmica), 6 (Microcosmo corpo-mente)  e 9 (Dinâmica de Matrizes) que podem ser feitos de acordo com a agenda de cada interessado para trazer mais subsídios e sustentabilidade teórica para seu avanço e do próprio Sistema Body Talk.  No entanto, os cursos avançados não estão circunscritos apenas aos Terapeutas Certificados, pois são abertos também aos praticantes iniciantes que ainda não fizeram a Certificação, como forma de melhorar a sua prática familiar e comunitária.

Cursos Complementares:

Além desses cursos avançados, a formação do Terapeuta não termina aí, pois para o seu crescimento profissional é importante que ele se dedique à prática diária, estudos sistematizados, participação em grupos de estudo e de ações voluntárias. O próprio fundador do Body Talk, John Veltheim, vem ao Brasil ministrar cursos diferenciados, como também a IBA encaminha instrutores de outras áreas para ministrar cursos que complementem a formação do Terapeuta Body Talk. É livre a iniciativa do Terapeuta para se dedicar a qualquer curso que agregue valor a sua prática como, por exemplo, o Método Silva de Controle Mental e curso de Fisiologia e Anatomia humanas.  Alguns Terapeutas optam ou já possuem conhecimentos em outras áreas, como por exemplo, de Florais de Bach, Acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, podendo utilizar essas técnicas em conjunto com Body Talk, desde que tenham certificação oficial de cada área e siga as normas e preceitos éticos das terapias que utilizar.

Fundamentos do Body Talk:

A Terapia Energética realizada pelo Terapeuta Body Talk é um trabalho que se firma em muito estudo, empenho e práticas diárias. O Body Talk se estabelece a partir de conhecimentos médicos tradicionais e conhecimentos milenares já sistematizados tanto teoricamente como pela prática de diversos terapeutas espalhados por mais de 30 países. É um sistema que vê o ser humano por completo porque entende que não há como dissociar corpo, mente, espírito; que sabe que as emoções e as crenças advindas das relações que mantemos e que nos conduzem no dia a dia podem nos proporcionar bem estar ou não.

ESSA TERAPIA NÃO SUBSTITUI OUTROS TRATAMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. PROCURE SEMPRE O SEU MÉDICO E SIGA CORRETAMENTE SUAS PRESCRIÇÕES E ORIENTAÇÕES.

Comments are closed.